PID
| Postado em 14 de janeiro de 2020 às 10:49

Vai viajar para outro país? Saiba como tirar a sua Permissão Internacional para Dirigir

Por Redação Portal

A lista completa dos países em que a PID é válida pode ser consultada no site do Detran-PA

Vai viajar para outro país? Saiba como tirar a sua Permissão Internacional para Dirigir
o documento possibilita a condução em outros 77 países/Reprodução

A Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), é um documento que facilita a vida e o deslocamento de vários condutores que pretendem viajar para outros países: além do Brasil, se for apresentado junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no modelo físico, o documento possibilita a condução em outros 77 países que integram a parte contratante da Convenção sobre Trânsito Viário de 1968.

Jorgean Frazão, coordenador da Habilitação de Condutores (CHC), explica que “o indivíduo que irá viajar para algum desses países que é assinante do Tratado, vai até o Detran, leva sua habilitação e o órgão concede uma permissão para que, nesse país que ele queira visitar, também realize o deslocamento”.

A PID pode ser emitida para qualquer indivíduo que tenha retirado sua CNH no Pará — desde que esteja válida e dentro do novo modelo da documentação. A validade do documento será a mesma da CNH, e a mesma se aplica para os condutores habilitados com a Permissão para Dirigir (PPD). O processo de emissão do boleto para a solicitação do documento é feito inteiramente no site do órgão, e após o pagamento, o documento será entregue diretamente em residência.

Danilo Costa, administrador, retirou a PID antes de realizar uma viagem à Europa, com a intenção de facilitar sua locomoção entre as cidades que visitou. “Foi bem mais fácil fazer o deslocamento por conta própria. É mais prático e bem mais fácil”, ressalta.

É válido reiterar que a expedição do documento possui restrição aos condutores que possuem somente a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), ou que possuem a CNH suspensa ou cassada por condenação de crime de trânsito ou determinação judicial. O motorista que possuir vinte ou mais pontos em penalidades na habilitação também estará impossibilitado de solicitar o documento.

Em países como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Moçambique e Espanha, a PID não será necessária visto que o Brasil possui acordo de de reciprocidade de reconhecimento de carteiras nacionais de habilitação. Nesses casos, o condutor deverá apresentar a CNH no modelo físico, de acordo com a categoria do veículo que pretende dirigir, além de atentar para as leis de trânsito locais. Em outros países, é recomendado a consulta do site da embaixada correspondente.

Fonte
Agência Para


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Segurança

Conheça tecnologias que beneficiam a segurança no trânsito

Um avanço percorre as ruas e estradas brasileiras. Em seis anos, o Brasil conseguiu reduzir

...
Dicas

Engate de reboque: o que pode e o que não pode

Desenvolvido com a finalidade de acoplar ou tracionar um objeto, carreta ou até trailers...

Fiscalização

Brasileiros são flagrados circulando com veículos estrangeiros irregulares

Três motoristas foram flagrados circulando com carros estrangeiros de forma irregular ...

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito