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| Postado em 22 de abril de 2022 às 5:00

Vale suspende viagens da linha de trem Vitória-Minas por causa de erosão

Por Redação Portal

Passageiros podem pedir reembolso ou remarcar a viagem.

Vale suspende viagens da linha de trem Vitória-Minas por causa de erosão
Ilustrativa

Uma erosão provocou a suspensão das viagens do trem de passageiros da linha Vitória-Minas nesta quinta-feira (21), no trecho entre Antônio Dias e Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, nos dois sentidos.

Segundo a Vale, que é responsável pela linha, o buraco foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram o local no início do ano.

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O trecho entre Itabira e Nova Era também foi suspenso.

A Vale informou que manutenções estão sendo feitas para que “sejam restabelecidas aas condições adequadas para retomada da operação”.

Manifestação

As únicas viagens realizadas eram entre Timóteo (MG) e Cariacica (ES). Mas atingidos pela tragédia de Mariana, fecharam a linha férrea na altura de Aimorés, na Região Leste do estado. Eles reivindicam maior agilidade na reparação pelos danos causados com o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, que contaminou o Rio Doce e seus afluentes.

Por causa disso, as viagens da linha Vitória-Minas estão totalmente paralisadas nesta quinta (21) e sexta-feira (22).

De acordo com a Fundação Renova, criada pelas empresas para reparar os danos, disse que “não é possível haver qualquer tipo de negociação mediante ações que violem o direito de ir e vir de terceiros, trazendo riscos para as pessoas”.

Ainda segundo a entidade, quem deseja pleitear indenização tem duas opções: o sistema indenizatório simplificado e o sistema PIM/AFE, que funcionam por meio de plataformas online disponíveis no site da Fundação Renova.

“Cerca de R$ 20 bilhões foram desembolsados nas ações de reparação e compensação pela Fundação Renova até fevereiro de 2022. As indenizações e Auxílios Financeiros Emergenciais (AFEs) pagos a atingidos de Minas Gerais e do Espírito Santo chegaram a R$ 8,74 bilhões, para mais de 368 mil pessoas”, disse a entidade.

Os passageiros que não conseguirem embarcar podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias. Informações podem ser solicitadas por meio Alô Ferrovia: 0800 285 7000.

Fonte
G1


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