Fortune Mouse
Valéria de Barros Penatti

Valéria de Barros Penatti

Colunas
14/11/2024 às 9:56 | Atualizado em 14 de novembro de 2024

Vamos parar de culpar alguém pelos sinistros de trânsito ?

Por Valéria Penatti

Vamos parar de culpar alguém pelos sinistros de trânsito ?

Vamos parar de culpar alguém pelos sinistros de trânsito, vamos parar de contabilizar as mortes e contabilizar VIDAS, a responsabilidade é de todos que fazem uso das vias!

Me deparando com a notícia de nossa Gazeta de Piracicaba que 99% dos acidentes é imprudência dos condutores, exime a responsabilidade dos passageiros sem cinto de segurança, do pedestre que atravessa fora da faixa, da faixa que que não foi pintada, da sinalização que não foi reduzida, esse conceito é arcaico, pois a Visão Zero, mundialmente repeitado delega a todos a culpa, ou seja, primeiramente vamos falar do conceito básico, não é acidente, é SINISTRO, VOCÊ ESCOLHE BEBER E DIRIGIR, VOCÊ ESCOLHE USAR O CELULAR, ACIDENTE SERIA UMA FATALIDADE.

Por que eu digo isso? Vamos lá: se os sinistros são causados por imprudência, são números. E o que eu faço com esses números? As ações efetivas para que esses números não sejam tão acentuados em nossa cidade, como vem provando no dia a dia e o que nós constatamos, cronômetro da morte? Enfim, vamos lá.

Imprudência é jogar a responsabilidade apenas para o condutor do veículo, da moto e ciclista, todos tem direito a circular pelas vias de forma segura e quem garante isso? É responsabilidade só dele? Não.

Então está bem fora do que o plano nacional diz, que é Pnatrans, né? Que todo mundo tem responsabilidade.

São seis pilares envolvidos. Então, cadê a parte que responsabiliza a via, da engenharia, da velocidade, dos cuidados, do asfalto, a sinalização adequada, da educação? Conjuntamente, consistentemente. Onde está a responsabilidade disso? Onde está a responsabilidade se são imprudência dos condutores, se eles são atropelados? Onde está sendo educado para que eles tomem mais cuidado? A educação para o transito nas empresas, nas escolas.

Não adianta uma escola ser informada e outro restante não. Vai dar o 99% mesmo dos sinistros causados por imprudência.

Por que não faz ação efetiva de forma harmônica, de forma concisa, assim, em todos os momentos. Isso não pode parar até os números baixarem, a hora que realmente ter efetividade, redução, diminuição. Não é esse o propósito? A paz no trânsito? Não é preservar a vida, como diz a campanha?

Então, quando começa por você, é todo mundo, gente. Inclusive, o órgão responsável por isso. É ele que dirige, que é o gestor de dividir essas funções e obrigações para todos. Então, precisamos parar de culpar apenas o condutor, pois embora eu seja uma boa motorista não estou ilesa de uma sinistralidade.

Quando a gente lembra daquele sinistro do ônibus e o ciclista na Av. Com Luciano Guidotti, o ciclista, em seu direito estava na via, o ônibus, por sua vez, também, mas a via estava em condições de receber a demanda? Então, alarga-se vias, faz avenidas, concreta vias, faz rotatórias para quem? Para carros, e não para as pessoas, Então, não permite o motociclista andar com segurança.

Não permite o ciclista também participar, e o pedestre então o que deveria ser mais protegido sofre o maior risco, e se for idoso então grandes chances para aumentar os números.

Bom, não vamos perder tempo em acusar, como quem cometeu, quem é culpado daquele sinistro. Vamos perder tempo ou ganhar tempo, ganhar vida, direcionando as nossas ações em forma conjunta.

Existe aquela frase, juntos somos mais fortes. Então, cabe ao órgão municipal de trânsito fechar o cerco aí, convidar a sociedade civil, no qual a gente faz parte, não recebemos esses convites mais, não sei por quê, para que, unindo as forças, podemos realmente trabalhar na educação, na engenharia, na fiscalização, porque o que nós tem visto são radares novos, fiscalização, se faz importante, tecnologia ajuda e contribui, mas não é só isso.

Então, precisamos pegar as três vertentes ou mais e todas as vertentes dos pilares do Pnatrans e pôr em ação. O plano está aí, a receita está aí, mas se você não usar os ingredientes certo, não vai.

Continuaremos culpando os condutores porque isso tem acontecido, certo? Como a formação deles foi inadequada, mas no trânsito não tem só condutores, alouuuuuuu. E as vidas se perdendo. Chega, né? Está na hora de agir. Chega de contarmos mortes, vamos criar um cronômetro da VIDA. Não é obrigação, é missão!

Valéria Penatti – educadora de trânsito @transitoeeducacao @radioemtransito @maiscicloviaspiracicaba @acidadeenossa @bikefelizhescola

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito