Resultados de busca
Veja 7 sinais de que seu carro pode estar com problemas na suspensão
Falta de estabilidade, inclinação da carroceria e ruídos são alguns dos alertas.

O sistema de suspensão de um carro tem basicamente duas missões, ambas extremamente importantes: absorver as imperfeições do asfalto, proporcionando conforto aos ocupantes, e manter a estabilidade do veículo, garantindo a segurança de todos.
Com o tempo e os quilômetros rodados, molas, amortecedores e outros componentes acabam apresentando desgaste natural. Dependendo da forma como o veículo é utilizado ou mesmo da qualidade das peças, o processo pode ser acelerado. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais e comportamentos do veículo que podem indicar que algo na suspensão precisa ser averiguado.
Falta de estabilidade nas curvas
O fato de o carro sair de frente em curvas em velocidades normais, obrigando o motorista virar mais o volante, é um aviso de que os amortecedores perderam eficiência. Tal comportamento também torna prematuro o desgaste dos pneus.
Oscilação da carroceria
Você sente que seu carro parece um barco em um rio agitado? Pois bem, essa oscilação da carroceria quando se passa em uma simples ondulação do asfalto, ou quando se está em uma velocidade mais elevada em uma rodovia perfeitamente asfaltada é um indício de que os amortecedores não estão em boas condições, pois não conseguem estabilizar a carroceria.
Batidas secas
Vira e mexe, nós caímos em uma “cratera” com nosso carro e sentimos aquela batida seca que, em alguns casos, acaba até amassando a roda ou estourando o pneu. É preciso ficar atento, no entanto, se as batidas secas acontecem mesmo em buracos não muito profundos. Caso sim, as chances de o amortecedor ter “ido para o espaço” são reais, e uma troca do componente é praticamente certa.
Altura do veículo
Em algumas situações, basta olhar para o veículo para entender que o sistema de suspensão precisa de reparos. Um dos sinais é notar que a altura do carro não é a mesma (ele está mais baixo). Se existir tal suspeita, analise a distância entre o pneu e o para-lama e veja se está menor que o normal. Outro sinal é quando se coloca uma carga leve no porta-malas e a traseira “afunda” de maneira exagerada.
Ruídos e vazamento
Barulhos estranhos também podem servir de alerta para encostar em uma oficina especializada e descobrir o que está acontecendo, pois quando os ruídos são comuns, não apenas amortecedores e molas podem estar com problemas, mas outros elementos da suspensão também.
Volante vibrando
Volante trepidando é mais um sinal (em alguns casos) de que molas e amortecedores precisam ser substituídos. Essa trepidação, no entanto, deve ser observada especialmente em estradas e avenidas muito bem asfaltadas.
“Empina” e “mergulha”
Não apenas a oscilação da carroceria nas curvas pode indicar algo de errado com o sistema de suspensão. Se o veículo “empina” (traseira abaixa e a frente levanta) quando acelera em uma saída de semáforo, ou “mergulha” (frente abaixa e traseira levanta) em uma frenagem não muito intensa, a luz de alerta na cabeça do motorista deve acender, pois os amortecedores já não estão cumprindo a missão de manter a carroceria estável.
Fonte
Auto Esporte