Alerta
| Postado em 27 de janeiro de 2020 às 11:29

Volta às aulas, atenção pais com as filas duplas em frente as escolas

Por Redação Portal

Erro é o mesmo todos os anos, pais ou responsáveis desaceleram o carro, ligam o alerta, param e estudantes descem no meio da pista

Volta às aulas, atenção pais com as filas duplas em frente as escolas
Divulgação

O erro é o mesmo todos os anos. Na frente de escolas, pais ou responsáveis desaceleram o carro, ligam o alerta, param e estudantes descem no meio da pista. Conscientes ou não, param em fila dupla ou a 1 metro da calçada, o que é uma infração de trânsito.

Erro consciente

São comuns as desculpas, como pressa, trânsito ou por que escola não tem local. Um problema que tem se mostrado difícil de coibir. “A educação isolada não resolve o problema. É um tipo de campanha que é provocado todo santo ano. Ela se repete. O pai sabe da infração, mas sempre usa de desculpa. Muitos não gostam quando vai fazer a orientação. Muitos não gostam de ser chamada a atenção!”. Relatou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

O que dizem as escolas

O Código de Trânsito não prevê penas ou responsabilidades para os colégios, já que a infração é cometida por pais e fora do estabelecimento. Mas elas podem ajudar a diminuir a prática ao orientar os pais e garantir a segurança dos seus alunos.

Estacionar e parar

Parar em fila dupla não acontece somente em frente às escolas. Este tipo de infração é geral e independe de um local específico. O Código de Trânsito Brasileiro prevê duas situações – o estacionar em fila dupla e parar a meio-fio a mais de um metro da calçada.

Estacionar em fila dupla é prática vedada no inciso XI, do artigo 181. É entendido quando que, mesmo dentro do veículo, o motorista espera um tempo maior para o aluno embarcar ou desembarcar. A medida é considerada uma infração grave, gera multa e inclusive o veículo pode ser guinchado.

Mas os pais podem incorrer também na infração prevista no inciso III, do art. 182, que gera penalidades para quem para a mais de um metro da calçada. Neste caso, a ilegalidade é tida como infração média e gera multa.

 

0 0 vote
Article Rating

Fonte
RD News


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito