Trânsito Intenso
| Postado em 03 de fevereiro de 2020 às 10:15

Volta às aulas injeta 250 mil carros nas vias do Recife

Por Redação Portal

A fiscalização nos principais corredores viários da capital pernambucana com a operação Volta às Aulas

Volta às aulas injeta 250 mil carros nas vias do Recife
Cerca de 250 mil veículos voltam a circular nas vias do Recife/Divulgação

Com o início do ano letivo, cerca de 250 mil veículos voltam a circular nas vias do Recife. Para garantir um retorno tranquilo e mais segurança viária à população, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) intensifica a partir desta segunda-feira (3) a fiscalização nos principais corredores viários da capital pernambucana com a operação Volta às Aulas. A ação acontece até a próxima sexta-feira (7), com 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados, dentre eles, as avenidas Rui Barbosa, Dom João VI e Estrada do Arraial.

A operação marca o início de mais um ano de campanhas educativas focadas na mobilidade consciente, que contemplam todos os atores do nosso trânsito – motoristas, ciclistas e pedestres. Além da ação nos grandes corredores, a CTTU realizou sinalização no entorno de mais de 30 escolas. A nova sinalização traz mais faixas de pedestres e placas de sinalização que dão prioridade aos transeuntes. Até o fim deste ano, a gestão contemplará 240 unidades de ensino municipais com novas travessias e requalificação de faixas já existentes.

De acordo com a chefe da divisão de educação da CTTU, Daniele Monteiro, atitudes simples fazem toda diferença para garantir um trânsito tranquilo e seguro (veja quadro). “Nesse período de início das aulas as infrações mais cometidas são falta de respeito com a sinalização e estacionamento irregular”, disse. A CTTU reitera que estacionar em desacordo com a sinalização regulamentada na via é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.

Com o tema “No Trânsito, Educação é a Melhor Lição”, a Trupe da CTTU irá às ruas para conscientizar a criançada sobre boas práticas no trânsito, convidando os cidadãos a refletirem sobre o uso do espaço público. Artistas educadores da Trupe da CTTU também estarão nas ruas realizando ações educativas no entorno das escolas, promovendo diálogos e atividades lúdicas. Neste ano, além da operação de trânsito, 30 escolas serão contempladas com novas sinalizações focadas na mobilidade dos pedestres.

A utilização de transporte escolar regulamentado e caronas solidárias são incentivadas pela CTTU, pois além de serem opções seguras para os alunos, diminui o número de veículos que circula nas ruas da cidade no horário de pico. “É importante a gente sempre ter o cuidado com o outro. Quando falamos de trânsito precisamos lembrar da gentileza e do respeito pelo próximo, para que todos possam chegar com segurança em seus destinos”, disse a chefe da divisão de educação da Autarquia de Trânsito.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Folha PE


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito