João Eduardo Moraes de Melo

João Eduardo Moraes de Melo

Colunas
06/12/2019 às 9:30 | Atualizado em 06 de dezembro de 2019

WhatsApp e direção – uma arma mortal no trânsito!

Por Redação Portal

WhatsApp e direção – uma arma mortal no trânsito!

O uso do WhatsApp enquanto na direção do veículo, na sua definição mais ampla, incluindo-se as bicicletas, motocicletas, carros, caminhões e ônibus, tem sido um dos principais fatores de lesões e mortes em eventos de trânsito.

Esta mistura não combina e tem sido fator de ameaça a vida de condutores e passageiros. É comum condutores terem o hábito de tentar conciliar a atenção ao volante e, ao mesmo tempo, para o celular.

Em tempos de internet móvel presente em smartphones, permitindo o acesso à aplicativos e informação de dados a todo o momento, muitos tem sofrido acidentes constantemente na tentativa de conciliar a utilização da internet móvel enquanto dirige.

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o aplicativo de conversa no celular. O popularmente conhecido ‘zap’ é hoje o maior aplicativo de conversa instantânea do mundo.

Porém, a administradora do aplicativo ainda não apresenta dados oficiais sobre a utilização do aplicativo em vias e estradas em todo o mundo.

Outros aplicativos como o Instagram e facebook também são muito utilizados durante a condução no trânsito, retirando a atenção dos condutores e colocando em risco a vida do próprio condutor e de seus passageiros.

Estudos recentes apresentam dados que permite afirmar que o ato de dirigir o veículo e utilizar o celular ao mesmo tempo pode aumentar em 400% os riscos de acidente.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia, quase metade dos condutores entrevistados já enfrentaram algum risco perigoso no trânsito causado por distração no celular.

Não há ainda muitas pesquisas oficiais sobre os riscos no trânsito envolvendo WhatsApp e direção.

Segundo Renato Campestrini, advogado, especialista em trânsito e gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), “Usar o celular ao volante tira completamente a atenção do motorista. A uma velocidade de 100 km/h, se percorre uma enorme distância em apenas poucos segundos, por isso uma distração pode ser fatal”.

Seja para telefonar, enviar mensagem ou acessar a internet, o celular tira a atenção do condutor e reduz consideravelmente os seus reflexos na direção do veículo.

Utilizar o celular enquanto dirige gera multa, pontuação na carteira, além do evidente grande risco da ocorrência de eventos de trânsito.

A infração por uso de celular ao volante pesa no bolso, pois neste caso, é classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do aparelho celular ao volante já é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do Brasil. Anualmente, o trânsito tira a vida de mais de 37 mil pessoas no país.

Por isso precisamos disseminar cada vez mais estas informações, na busca da conscientização do cidadão, seja ele condutor, passageiro ou pedestre, para o risco emitente a vida, proporcionado pela pratica, que tem se tornado comum, do uso do WhatsApp associado a direção, que tem se apresentado como uma arma mortal no trânsito!

0 0 vote
Article Rating

Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito