Resultados de busca
Hoje: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Por Redação Portal
Acidentes de trânsito, mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida
![Hoje: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Dia-mundial-vitimas-de-transito-e1573744079343.jpg&w=606&h=403)
Acidentes de trânsito: Mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida, aponta OMS
Desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o número crescente de mortes no trânsito no mundo, especialmente nos países mais pobres e em desenvolvimento das Américas, da África e da Ásia.
De acordo com o “Global status report on road safety 2018”, lançado em dezembro de 2018, as mortes nas estradas continuam aumentando em todo o mundo e mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito, o que significa que, em média, morre uma pessoa a cada 24 segundos. O documento revela ainda que as lesões causadas pelo trânsito são hoje a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos.
O risco de morte no trânsito continua sendo três vezes maior nos países de baixa renda e as taxas mais elevadas encontram-se na África, 26,6 pessoas por cada 100 mil. O Relatório da Situação Global da OMS destaca ainda que pedestres e ciclistas são responsáveis por 26% de todas as mortes no trânsito.
Esse número chega a 44% na África e 36% no Mediterrâneo Oriental. Já os motociclistas e os passageiros, são responsáveis por 28% de todas as mortes. A proporção é maior em algumas regiões, por exemplo, no Sudeste Asiático (43%) e no Pacífico Ocidental (36%).
Em comparação ao “Global status report on road safety 2015”, mais 22 países melhoraram suas leis, cobrindo mais 1 bilhão de pessoas. Neste momento, 46 países, representando 3 bilhões de pessoas, possuem leis que estabelecem limites de velocidade alinhados com as melhores práticas. O mesmo se passa com outras 45 nações, com 2,3 bilhões de pessoas, e leis sobre consumo de álcool.
Mais de três crianças por dia perderam a vida no Brasil
No Brasil, no ano de 2016, os dados também são lamentáveis: 3,5 crianças morreram por dia, ou seja, são 105 vidas perdidas em um mês. Conforme números compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com informações do Sistema Datasus, foram registradas 1.292 mortes de crianças entre zero e 14 anos naquele ano. Esta faixa etária representa 23% da população brasileira.
Na tentativa de refrear o alto índice de acidentes, a ONU lançou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (de 2011 a 2020) e governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas de prevenção, com o objetivo de reduzi-los em até 50%. E você, o que tem feito para tornar o trânsito mais seguro para todos?
Fonte
Fenasdetran
Deixe sua reação
Deixe seu comentário