Fortune Mouse
Infração
| Postado em 28 de novembro de 2019 às 10:34

Número de multas por uso de celular ao volante aumenta 55,1% em dois anos em Piracicaba

Por Redação Portal

Em 2018 foram 8.804 ocorrências, já este ano, já foram 7.861 infrações

Número de multas por uso de celular ao volante aumenta 55,1% em dois anos em Piracicaba

Aumentou 55,1%, entre 2017 e 2019, o número de multas por uso de celular ao volante no trânsito de Piracicaba (SP). Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) durante encontro do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito na Câmara, na manhã desta última quarta-feira (27).

Enquanto em todo ano de 2017 foram 5.067 multas, em 2018 foram 8.804 ocorrências. Já de janeiro a outubro deste ano, foram 7.861 infrações, divulgou Ricardo Piton, chefe de educação e segurança para o trânsito da Semuttran.

O uso de celular ao volante é a quarta infração com mais autuações na cidade. Ela só perde para o excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e falta do uso de cinto de segurança. Para multar, os agentes não precisam abordar o motorista.

Durante a reunião, o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, afirmou que o uso de celular ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes.

“Todos sabem que dirigir utilizando o celular ou qualquer tipo de aparelho que distraia sua atenção vai ser um causador de acidente. O código [de trânsito] prevê uma autuação para uso de celular e fones de ouvido desde 1997”, apontou o capitão Saulo Vieira Runho, comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, órgão que realiza a fiscalização de trânsito na cidade em parceria com os agentes da prefeitura.

Segundo ele, trata-se de um tipo de infração que se tornou mais grave com o avanço da tecnologia. “A gente tinha anteriormente as pessoas falando ao celular. Mas o que a gente pensava que não podia piorar, piorou, porque agora, além das pessoas falarem ao celular, elas manuseiam, escrevem, mandam mensagens, veem vídeos. Antes, pelo menos ele olhava para a via pública. Agora, quando ele tem que tirar o olhar da via pública para o celular”, compara.

Runho observou que mesmo quando motoristas cometem a infração em baixa velocidade oferecem risco, uma vez que o impacto de um veículo a uma velocidade de 40 quarenta quilômetros por hora é equivalente a uma tonelada.

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x