Resultados de busca
Consigo comprar um carro na quarentena?
Por Redação Portal
Grande parte do processo já é online, como o envio e emissão de documentos para a concessionária e transferência a bancária.
![Consigo comprar um carro na quarentena?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Locadora-de-carros.jpg&w=606&h=403)
Sim, você pode comprar um carro durante a quarentena. Grande parte do processo já é online, como o envio e emissão de documentos para a concessionária e transferência a bancária. Entretanto, alguns processos ainda podem causar estranheza no comprador, como não visitar a loja ou fazer o test-drive.
Posso visitar a loja?
Devido a pandemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus, algumas concessionárias fecharam as portas até o final da quarentena. As que se mantiveram funcionando, operam com horário reduzido e tomando diversas precauções, como higienização dos carros e equipamentos de proteção para quem faz a entrega.
“O cliente quer ter uma confiança, ir até a concessionária e fecha (comprar) o carro. Depois ele só vai na loja retirar o veículo”, comenta Fábio Matos, vendedor da Grand Brasil. “Como alternativa, usamos a credibilidade da marca e estamos praticamente trabalhando com clientes que já possuem veículos da mesma bandeira”.
Posso fazer test-drive?
Roberto Carvalho, diretor de vendas da BMW no Brasil, afirma que está sendo utilizando um sistema em que o comprador tem o mínimo contato com o motorista. “Nós estamos desenvolvendo um conceito de touchless business (“negócios sem encostar”, em tradução livre), onde a venda on-line tem participação primordial para manter o negócio andando”, comenta.
Funciona como um delivery de carro: a entrega é feita para o possível comprador, em sua casa, e, após o teste, volta para a concessionária, sempre tomando os cuidados necessários, como álcool em gel e máscara para o entregador. “Nós evitamos que o cliente saia de casa e levamos o serviço até ele”, conclui.
Entretanto, a loja onde Fábio trabalha optou por suspender o test-drive e utilizar outras formas de expor o carro para o cliente. “O único modo que podemos mostrar o veículo ao cliente são através de vídeos feitos por nós mesmos ou captar da internet vídeos explicativos de cada modelo, disponíveis na rede” diz.
A Ford também lançou o programa “Compre Sem Sair de Casa”, que consiste em facilitar a compra e o pagamento em meio à pandemia. Em comunicado, a empresa está adequando suas concessionárias às restrições impostas por cada estado e aos padrões de limpeza e higienização dos veículos.
Como fica a documentação nesses casos?
No site do Detran de São Paulo, por exemplo, já existem disponibilizados mais de 40 tipos de serviço, envolvendo tanto documentação do carro quanto do motorista e recurso de multas. No caso de transferência de titularidade, os cartórios também já possuem sistemas digitais de reconhecimento de firma, sem a necessidade de comparecer a uma unidade.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já pode ser impresso em casa em mais de 13 estados e no Distrito Federal. O documento também pode ser acessado por meio de um app do próprio governo.
Em nota, o diretor do Departamento Nacional de Transito (Denatran), Frederico Carneiro, afirma que coordenou uma videoconferência com os representantes dos Detrans de todo o País com o objetivo de discutir a importância da simplificação dos processos e da informatização dos serviços prestados pelos departamentos durante o período de isolamento.
Fonte
Revista Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário