Fortune Mouse
Projeto de Lei
| Postado em 09 de junho de 2022 às 11:00

CNH vencida poderá valer como RG ou CPF, defende Projeto de Lei

Por Redação Portal

Comissão da Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza que a carteira de motorista vencida seja aceita como um documento de identidade oficial.

CNH vencida poderá valer como RG ou CPF, defende Projeto de Lei
Reprodução

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que pretende tornar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um documento oficial de identificação. A proposta 3540/2021, de autoria do deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), foi aprovada nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

O texto defende que o tempo de validade a CNH como documento oficial de identificação não deve respeitar o prazo da licença para dirigir. De acordo com a proposta, o procedimento para renovar a carteira de motorista é fundamental para a segurança do trânsito no Brasil, porém não modifica a validade da CNH como documento de identidade.

“Ao utilizar a CNH como documento, o cidadão será identificado por meio de CPF e fotografia, o que faz dispensar o exame de aptidão física e mental”, declarou o autor da proposta.

O deputado justificou o projeto de lei trazendo uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de 2019, quando entenderam que a CNH vencida valia como identificação pessoal. Na época, a 1ª turma do tribunal julgou o caso de uma candidata que foi impedida de fazer a prova para o cargo de cirurgiã dentista no Distrito Federal pois a carteira de motorista apresentada na hora do exame estava vencida.

Caso seja sancionado, o texto vai alterar o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Atualmente, a CNH – e sua validade como documento de identidade oficial – expira quando os exames físico e psicotécnico perdem a validade.

Vale lembrar que, desde junho do ano passado, a carteira de motorista teve um aumento no tempo da validade, passando de 5 anos para 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Quem tiver 50 anos ou mais, deve renovar a habilitação a cada 5 anos e, os condutores com mais de 70 anos, a cada 3 anos.

O projeto ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, seguirá para o Senado.

Fonte
Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x