Resultados de busca
Comissão premia iniciativas que vão de semáforo inteligente a habitação indígena
Por Redação Portal
A Câmara homenageou, nesta quarta-feira (30), projetos e personalidades que se destacaram nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. Os vencedores da 5ª edição do prêmio Lúcio Costa foram escolhidos pelos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano, a partir de indicações dos deputados.
![Comissão premia iniciativas que vão de semáforo inteligente a habitação indígena](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2C570077-9214-4331-B667-DD5C672D8D68.png&w=606&h=403)
Um dos homenageados foi Cassiano Ferreira Novo, mestre em psicologia do trânsito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele criou o projeto “semáforo inteligente” para promover a segurança de pessoas com dificuldade de locomoção. Cassiano, que foi indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), também formou vários instrutores de trânsito, líderes em segurança no trabalho e prevenção de acidentes.
“O semáforo inteligente de Curitiba proporciona maior tempo para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, idosos, gestantes. O semáforo identifica essas pessoas no momento e reprograma o seu tempo para que tenham uma travessia mais segura”, explica.
José Ricardo (PT-AM) indicou a Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga (Aisma), uma organização que desempenha atividades ligadas à cultura, arte e defesa de direitos sociais. Além disso, também realiza trabalhos no interior do Amazonas com populações indígenas que necessitam de moradia.
Para o deputado José Ricardo, a entidade é um exemplo porque une a estrutura que já existe a políticas públicas para viabilizar os seus direitos.
“Bom destacar uma iniciativa de uma entidade indígena em que predominam mulheres na sua composição, que se esforça para viabilizar o projeto de habitação no interior da Amazônia, onde a situação é difícil, colocar em prática projetos habitacionais e outros empreendimentos.”
Também foi vencedor o Complexo Órion, indicado pelo deputado Francisco Jr. (PSD-GO). O edifício é um complexo médico com várias especialidades e centros cirúrgicos localizados em um só local, o que facilita o acesso e evita o deslocamento entre várias partes da cidade.
O prêmio de mobilidade, saneamento e habitação faz homenagem ao urbanista Lúcio Costa, arquiteto modernista e idealista, reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Ele faleceu em 1998 e se firmou como pioneiro da arquitetura moderna no Brasil.
Reportagem – Helder Ferreira
Fonte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário