Resultados de busca
Como começar a viajar de bicicleta
Se você é sedentário e não está acostumado a pedalar, é preciso ir devagar com o próprio corpo.

Se a ideia é fazer uma viagem de bicicleta depois que a pandemia terminar, não basta ter disposição e sair pedalando. Para praticar o cicloturismo com segurança e conforto, é preciso ter alguns cuidados.
Se você é sedentário e não está acostumado a pedalar, é preciso ir devagar com o próprio corpo.
Recomenda-se treinar pedalando na própria cidade e fazer viagens mais curtas para experimentar a bicicleta com o peso extra da bagagem antes de partir para uma expedição de vários dias.
VERSÁTIL
Existem bicicletas desenvolvidas para o cicloturismo na Europa, mas são mais adequadas para andar no asfalto.
No Brasil, a mountain bike ou modelos Gravel são ótimas opções para ser adaptadas. São resistentes, possuem peças de fácil reposição e andam muito bem no asfalto e em estradas de terra.
BAGAGEM
O equilíbrio é fundamental para pedalar. Não coloque toda a carga em cima do bagageiro para não sobrecarregar a roda traseira. Alforjes distribuem o peso e ajudam a deixar a bike mais estável.
No caso de viagens mais longas, com muita bagagem para transportar, é recomendável instalar alforjes dianteiros. Além de ter mais espaço, você evita que a bicicleta empine em uma subida. Não use mochila enquanto estiver pedalando. Além de ser desconfortável forçam as costas, os ombros e as mãos.
REVISÃO
Faça uma revisão antes de viajar. Passe na bicicletaria para ver se está tudo certo com a “magrela”. Informe-se sobre a qualidade dos componentes que sua bicicleta possui.
Se ela estiver equipada com peças simples e frágeis, pode ser que deem um pouco de dor de cabeça no caminho. Não esqueça de levar um kit de ferramentas e um kit de remendo para a viagem.
SEUS LIMITES
Esteja preparado fisicamente e psicologicamente para a viagem que deseja realizar. Muitas pessoas partem logo para uma jornada muito longa e enfrentam tantos problemas que acabam se decepcionando.
Outras atividades físicas irão ajudá-lo a ganhar fôlego e irão complementar a sua pedalada. Lembre-se que seu esforço será maior numa viagem, pois você estará carregando a sua bagagem.
PRIMEIROS SOCORROS
No caso de acidente, é importante saber o que fazer e o que não fazer. Sempre use capacete e óculos de proteção, luvas protegem as mão em casos de queda.
Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios.
TREINAMENTO
Viagens pequenas são a melhor oportunidade para se experimentar a sensação de uma viagem maior. O intuito é descobrir se você gosta de viajar de bicicleta.
ROTEIRO
Estude o seu roteiro antes da viagem. Fale com ciclistas que já tenham passado pelo lugar que você deseja conhecer e pegue todas as dicas.
A experiência de quem já fez a rota vale muito para você. Olhe mapas de relevo da região para saber se você conseguirá fazer o percurso.
Fonte
Jornal da Cidade de BH