Resultados de busca
Compromisso com a Vida – Famila X Escola X Governo

O compromisso com a criança e o trânsito envolve essas 03 vertentes, que devem falar a mesma língua, cada um com seu grau de responsabilidade, com isso existem ações a serem tomadas:
A Família: é dever dos pais educar as crianças para serem adultos melhores, mas para isso tem que ser bons modelos, pois eles registram tudo, deixando bem claro que as atitudes corretas é devido a responsabilidade com a VIDA dele e das outras pessoas no trânsito e não devido a punição, pois elasestão estabelecendo conceitos do que é normal, e os itens abaixo devem ser evitados:
A Escola: como a escola ajuda na socialização, também poderá contribuir com o respeito aos outros, pois cada um no futuro terá um posicionamento no trânsito, pois enquanto crianças são pedestres e passageiros, o que também requer comportamentos regrados para isso. A escola também tem o dever de passar as noções básicas de segurança no transito (Art.76 do CTB), podendo ser incluída como tema transversal e inserido inclusive em toda a grade, pois envolve meio ambiente, cidadania, respeito, estatística, normas, e muitos outros conceitos a serem explorados. Também deixando claro que o direcionamento não é a infração, mas o sentido da VIDA.
Governo: com certeza o governo tem um papel primordial no desenvolvimento da criança, mas são eles que ditam as diretrizes, sendo municipal, estadual ou federal na educação das crianças. Então iniciativas não podem deixar de existir e renovar, atualizando e inovando com palestras, cursos, minicidades, peças de teatro dando um apoio aos pais e as escolas para que a criança sintam seres atuantes na construção de um novo trânsito.
É com essa somatória de pais, escola e governo, dando uma educação de qualidade para nossas crianças, poderemos pensar que nosso trânsito tem esperança de paz, menos acidentes, e valorização da VIDA. Cabe a cada um fazer o seu papel, você já sabe qual é o seu?
Valéria Penatti
@coachingtransito
Trânsito & Educação
(19) 997417-7465