Resultados de busca
Mortes no trânsito superam número de mortos em assassinatos na Paraíba em 2019
Por Redação Portal
Dados, apontou que no ano passado pelo menos 1.014 pessoas morreram em acidentes de trânsito
![Mortes no trânsito superam número de mortos em assassinatos na Paraíba em 2019](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/01/omissão-de-acidente.jpg&w=606&h=403)
O trânsito da Paraíba matou mais pessoas em 2019 do que a violência intencional registrada no estado. Pela primeira vez nos últimos quatro anos (estatística mais antiga disponível), o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito superou a de vítimas de assassinatos no estado.
Dados, apontou que no ano passado pelo menos 1.014 pessoas morreram em acidentes de trânsito, enquanto 942 pessoas foram mortas em casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Foram pagas no ano passado 8.883 indenizações na Paraíba, o segundo maior aumento da região Nordeste, cerca de 23% a mais em relação ao ano de 2018 quando foram pagas 7.232 indenizações pela Seguradora Líder.
Em relação ao pagamento de indenizações por morte, a Paraíba teve o terceiro maior aumento do Nordeste, de 9% em relação ao ano anterior, ficando atrás apenas de Ceará (14,10%) e Maranhão (13,36%).
Se levado em consideração que nem todos os pedidos de indenização solicitados pelo DPVAT são contemplados, seja por tentativa de fraude ou por documentos insuficientes, o número de mortes informado no relatório pode ser subdimensionado.
Dados relacionados
Não há um estudo que confirme as causas para o aumento significativo das mortes no trânsito na Paraíba, embora seja possível relacionar outros dados que interferem diretamente para um aumento. O primeiro dado importante foi a queda considerável de 22% nos casos de assassinato entre 2018 e 2019 na Paraíba. Outro fator relevante é o aumento natural do número de veículos nas ruas e estradas do estado, o que por si aumenta o risco de acidentes.
A frota total da Paraíba em 2019 foi de 1.235.269 veículos, aumento de 1,41% em relação ao ano anterior, conforme registro do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). Somente em dezembro de 2019, quase metade dos veículos que circulam no estado eram motocicletas, um total de 615.245 motos.
Campanha educativa
Em João Pessoa, cidade paraibana com a maior frota de veículos, a Prefeitura de João Pessoa investiu entre os anos 2016 e 2019 mais de R$ 268,6 mil em campanhas de educação para o trânsito. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), no ano passado foram realizadas 192 ações em locais de grande circulação de pessoas, vias com grande demanda de tráfego de veículos, escolas públicas e privadas, igrejas, hospitais, faculdades e tantos outros.
Algumas ações foram realizadas em conjunto com outros órgãos de trânsito como Detran-PB, PRF, BPTran, DER e outros. Também há as campanhas fixas como Paz no Trânsito, Dia do Motociclista, Maio Amarelo, Dia Municipal de Paz no Trânsito e Dia do Pedestre.
Fonte
G1
Deixe sua reação
Deixe seu comentário