Fortune Mouse
Segurança
| Postado em 20 de dezembro de 2019 às 8:30

Qual a distância certa de um carro para outro?

Andar colado no carro da frente não o ajuda a andar mais rápido e ainda poderá gerar uma multa

Qual a distância certa de um carro para outro?
Estes cálculos são válidos para quem dirige numa estrada com bom asfalto e tempo seco/Reprodução

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu artigo 192, “deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo”, é motivo para infração grave, punida com 5 pontos na carteira e uma multa.

Noutros países, os cursos de direção defensiva fazem parte das exigências para se obter a carta. Eles ensinam a adaptar a condução à estrada e ao tempo, manter uma distância de segurança, o que fazer em situações de derrapagem ou aparecimento de obstáculos súbitos etc. Isso só se aprende em situações reais de condução, ainda que controladas.

Qual a distância mínima de segurança que deve manter

Como calcular essa distância? O CTB não é explícito. Alguns veículos mais recentes, dotados de sistemas de alerta de colisão e de frenagem de emergência, avisam o condutor por sinais luminosos e/ou sonoros quando a distância de segurança para o veículo adiante é insuficiente em caso de parada súbita e podem até mesmo frear de forma automática. Esse é um dispositivo cada vez mais comum e que, no futuro, irá equipar os veículos novos postos à venda.

Porém, infelizmente, esses sistemas ainda não estão disponíveis na esmagadora maioria dos carros atualmente em circulação. Assim, para calcular a distância de segurança, é preciso levar de conta o tempo médio de reação, que é de cerca 1 segundo. Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar. Caso circule a 60 km/h, você percorrerá 18 metros, uma distância equivalente a pouco mais de quatro carros, e a 120 km/h serão 36 metros antes que consiga frear.

Além do tempo de reação, é preciso pensar na distância de frenagem, que aumenta exponencialmente e não proporcionalmente em razão da velocidade: no exemplo dos 60 km/h, a distância de frenagem é, em média, de 20 metros, mas, no caso dos 120 km/h, já atinge cerca de 110 metros e estes valores se somam aos metros percorridos devido ao tempo de reação. Mesmo em carros de alto desempenho, dotados de freios melhores, as distâncias de frenagem são proporcionais às de um carro mais simples, ainda que menores.

Estes cálculos são válidos para quem dirige numa estrada com bom asfalto e tempo seco. Com chuva, lama, nevoeiro e piso irregular, a distância de segurança é maior.

Não se esqueça de que você não roda sozinho na estrada: proteja-se, mas proteja também as demais famílias que dividem contigo o mesmo espaço.

Fonte
KBB

Tags


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito