Fortune Mouse
Reflexão
| Postado em 03 de março de 2020 às 11:00

Qual o futuro dos transportes?

Qual o futuro dos transportes?
Divulgação

Se no início do século 20 o avião revolucionou ao encurtar distâncias, a novidade dos transportes agora não deve estar simbolizada em uma única invenção. A ideia hoje é flexibilizar e gerar muitas opções. Combinar diversos meios de transporte em uma única viagem — a chamada mobilidade multimodal — já é uma realidade nos grandes centros, onde é possível mesclar patinete, bicicleta, ônibus, metrô e trem para chegar ao destino, conforme o gosto (e o bolso!).

Além de oferecer novas opções de mobilidade, a indústria dos transportes também está de olho na grana: até 2030, os serviços associados à mobilidade urbana devem gerar mais de US$ 1 trilhão em receita, segundo o ABI Research. Não à toa, mobilidade foi um dos temas mais discutidos na edição de 2019 do South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação do mundo, que acontece em Austin, nos EUA.

Mas… o que exatamente vai mudar para os passageiros, como você e eu?

Nos pequenos trechos
Conheci os patinetes elétricos como meio de transporte no início de 2018, em uma viagem para Austin. Ao retornar à cidade para o SXSW 2019, eles estavam por todos os lados. Oferecidos como alternativa de transporte urbano pessoal para pequenos trechos — a tal micro mobilidade —, os patinetes operam dentro da lógica dockless, sem ponto específico de partida ou de estacionamento, o que altera a paisagem urbana..

No entanto, nas situações em que a micro mobilidade não dá conta de completar trechos — como nos dias de chuva, em que tendemos a evitar os veículos de duas rodas, ou quando estamos carregando malas — entram em cena os aplicativos de corrida sob demanda, como o Uber ou o 99.

Em breve
Mas então quer dizer que carros também fazem parte das opções modernas de mobilidade? Sim, não e talvez. O carro com um único passageiro continua muito mal visto, pelo alto custo e pela poluição causada. Há quem aposte em usos mais eficientes pelo compartilhamento, ao facilitar o aluguel do veículo (em serviços como Zipcar nos EUA, Zazcar ou Urbano no Brasil) ou as caronas  (o que é proposto por serviços como Waze Ride, Uber Juntos e BlaBlaCar). Outra estratégia possível seria liberar o assento do motorista, adicionando mais um passageiro ao mesmo trajeto. Fabricantes de automóveis e até mesmo a Google estão de olho nos carros autônomos, que se dirigem sozinhos.

Mas será que colocar carros autônomos nas ruas vai melhorar o trânsito? “Ao não precisar se concentrar na direção, o ‘custo’ de estar em um carro cai”, instigou Malcolm Gladwell, coprodutor do documentário Autonomy, durante um painel no SXSW. Para ele, se pudéssemos ver um filme no engarrafamento, estar no trânsito seria bem menos incômodo. “Esses pequenos incentivos perversos dos carros autônomos podem reduzir a penalidade de dirigir em engarrafamentos”, especulou Gladwell.

Há também no horizonte a chegada dos carros que voam, conhecidos tecnicamente como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, na sigla em inglês). Mais silenciosos do que helicópteros, eles prometem ser uma inovadora forma de transporte urbano, além de um novo flanco de atuação para a aviação.

Mais do que ajudar os passageiros a escolher a melhor forma de viajar, a indústria da mobilidade tem grandes desafios. Um dos mais atuais é conquistar infraestrutura urbana e regulamentação que permitam aumentar a malha de modais disponíveis

Fonte
Revista Galileu

Tags


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito