Resultados de busca
Recall do Chevrolet Onix Plus envolve 19 mil unidades, incluindo as produzidas até quarta-feira, 6
Por Redação Portal
Fabricante suspendeu as entregas do modelo e mandou recolher veículos já entregues. Foi registrado ao menos três casos de falha no sedã desde o fim de outubro.
![Recall do Chevrolet Onix Plus envolve 19 mil unidades, incluindo as produzidas até quarta-feira, 6](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Ônix.png&w=606&h=403)
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça confirmou ao G1 na noite desta sexta-feira (8) que o recall do Chevrolet Onix Plus por risco de incêndio envolve 19.050 unidades, incluindo aquelas produzidas até a última quarta-feira (6).
Destas, 16.737 já foram colocados no mercado (vendidas ou nas concessionárias), enquanto 2.313 ainda estão nos pátios da empresa.
O recall é uma das medidas tomadas pela Chevrolet após o caso do veículo que pegou fogo no Piauí.
Na última quarta-feira (6), o G1 antecipou que a fabricante suspendeu as entregas do Onix Plus, além de recolher as cerca de 8 mil unidades que já haviam sido vendidas.
Dados do recall
A Chevrolet já informa o recall do Onix Plus em seu site.
- As unidades envolvidas foram produzidas entre 29 de abril e 6 de novembro;
- Os chassis vão de LG100091 a LG139164;
- O atendimento está programado para começar no próximo dia 18 de novembro.
O modelo foi lançado em setembro no Brasil.
Qual é o defeito?
No comunicado, a Chevrolet informa que a falha pode ocorrer por defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos.
Isso acontece com o aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. A consequência é a quebra do bloco do motor. Por fim, se houver vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio.
A solução é a calibração do módulo de controle do motor.
Outros casos de falha
Ainda nesta sexta-feira (8), o G1 teve acesso a um documento assinado pelo presidente da empresa na América do Sul, o argentino Carlos Zarlenga, e endereçado aos concessionários Chevrolet.
Nele, Zarlenga afirma que soube do primeiro incêndio em 29 de outubro.
O executivo ainda relata que soube, mais tarde, que, “na mesma região, outros dois Onix Plus apresentaram um problema em seus motores”.
No comunicado, a GM afirma ter recolhido e estudado os veículos. A empresa afirma que o setor de engenharia identificou o problema, que está no programa de gerenciamento do motor.
![Comunicado enviado pelo presidente da GM, Carlos Zarlenga, aos concessionários — Foto: Reprodução Comunicado enviado pelo presidente da GM, Carlos Zarlenga, aos concessionários — Foto: Reprodução](https://s2.glbimg.com/K42z8Cl30zXJcVhl9Hz_aGz74ug=/0x0:813x949/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/w/7/BaVeEoRGK4iWTWX6DXdA/gm1.jpg)
Comunicado enviado pelo presidente da GM, Carlos Zarlenga, aos concessionários — Foto: Reprodução
Nesse mesmo documento, a General Motors afirma que o setor de engenharia desenvolveu uma atualização no programa de gerenciamento do motor.
Segundo Zarlenda, o objetivo “é disponibilizar a atualização do software nos próximos dias para a rede de Concessionárias, para que eles possam atualizar todos os carros”.
Fonte
G1
Deixe sua reação
Deixe seu comentário