Notícias
| Postado em 07 de novembro de 2019 às 9:48
Uber lança novas ferramentas de segurança para motoristas e usuários
Por Redação Portal
O anúncio das novas medidas, na última terça-feira (5), em São Paulo, reuniu a imprensa de vários países latino americanos.
Divulgação
O aplicativo de viagens Uber se prepara para lançar novas ferramentas para aumentar a segurança dos motoristas parceiros e dos usuários do sistema. O quesito segurança é hoje um dos maiores desafios da empresa, que iniciou sua plataforma em 2010 como alternativa de mobilidade. A empresa conta atualmente com 4 milhões de parceiros só na América Latina.
O anúncio das novas medidas, na última terça-feira (5), em São Paulo, reuniu a imprensa de vários países latino americanos. Entre as ferramentas de segurança, que serão lançadas nos próximos meses, estão desde a opção do motorista ou usuário gravar uma conversar ao longo do percurso, caso não se sinta confortável, e enviar para a Uber; ou acionar a Polícia diretamente do app para o 190, em caso de emergência ou situação de risco. Ao pressionar o botão, a Polícia será informada da localização atual e informações do veículo e do condutor.
Outra medida de segurança diz respeito à identidade verdadeira do condutor. Para evitar que outras pessoas usem o cadastro de determinado motorista, a Uber vai solicicitar no início de cada viagem e ao longo do dia, selfie do motorista em tempo real para confirmar se é a mesma pessoa. O trabalho de verificação da identidade e idôneidade do motorista inclui ainda a verificação junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por meio de um contrato com o Serpro (empresa de TI do governo federal).
A Uber poderá confirmar as informações cadastrais dos motoristas e entregadores parceiros e de seus veículos em tempo real, a partir das informações da CNH e do documento do veículo. Outra forma de validar as informações repassadas pelo condutor será por meio de uma parceria junto à Serasa. “Não se trata de verificar a questão financeira, mas da confirmação dos dados”, revelou Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber, em São Paulo.
Não apenas o condutor terá sua identidade analisada, o usuário também. No caso da opção de pagamento por dinheiro, o usuário terá que enviar uma foto de algum documento, que passará por análise junto à base de dados do governo. O recurso começa a ser implementado no Chile e chegará ao Brasil em 2020. Para quem faz o pagamento em cartão de crédito isso não será necessário. Os usuários do aplicativo também vão receber um código (PIN) e a viagem só será iniciada se o PIN do veículo e do motorista estiverem corretos.
Durante as viagens, que são registradas por GPS, o usuário pode acompanhar sua rota e localização. A Uber também fará a checagem de rota para identificar se alguma coisa saiu fora do esperado. Paradas inesperadas, não previstas podem resultar no envio de uma mensagem para o motorista e usuário perguntando se eles precisam de algum suporte. A Uber conta com uma equipe especializada em segurança disponível 24 horas. “Podemos encontrar o veículo com muita facilidade. Nos últimos anos estamos aprimorando as ferramentas de segurança”, apontou o diretor global de produtos de segurança da empresa, Sachin Kansal.
Post Views:
515
Fonte
Diário de Pernambuco
TagsAplicativo CNH Condutor Documento do Veículo Mobilidade Motorista Uber Viagem
Deixe sua reação
Deixe seu comentário